Artes e literatura na Semana da Consciência Negra

Educação, cultura e arte integram a Programação do Novembro Negro

Integrada a programação do Novembro Negro, a Semana da Consciência Negra da Biblioteca Pública do Estado (Barris) promoverá, entre os dias 16 e 22 deste mês, inúmeras atividades que visam o reconhecimento e valorização da cultura negra. Fruto de uma parceria entre a ONG Omi Dudu e a Fundação Pedro Calmon/SECULT o evento proporcionará ao público oficinas, palestras, mostra de filmes, desfiles e muita literatura. A ação cultural movimentará, ainda mais, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia – BPEB com atividades realizadas no Quadrilátero, auditório e em sala no do 3º andar.
O evento contará com a participação de estudantes de cursos profissionalizantes da Omi Dùdú: curso de estética afro, etnomídia, confecção em moda e o curso Comunicação política e política da comunicação. Nos dias 17 e 19, das 14h às 16h, acontecerá a oficina de Afro-Estética e, ainda no mesmo dia, o desfile “Pérola Negra”, às 15h, no Quadrilátero da BPEB.


No dia 18, a discussão permeará o campo do áudio-visual através da mostra de filmes com temáticas sobre o negro, que será realizada na Sala Luiz Orlando, às 15h. Assim, a Semana da Consciência Negra desenvolve um importante espaço construtor de identidade e elo de fortalecimento da educação, cultura e tradições afro-brasileiras.
Literatura Negra – No dia 22, às 14h, o projeto “Segundas da Literatura Negra” contará com a presença do jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da UFBa, Fernando Conceição. Na ocasião, o professor falará sobre a recente criação literária de autores (as) negros (as) na Bahia. Durante o encontro, o público terá oportunidade de uma maior aproximação, troca de experiências e vivências sobre a literatura afro-brasileira. Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Fernando Conceição é autor, entre outras obras: Mídia e Etnicidades no Brasil e nos Estados Unidos (LivroPronto), Cala a Boca Calabar – A luta Política dos Favelados (Editora Vozes), Negritude Favelada (Editora do Autor), Amar Faz Bem Mas Dói – poesias (Lys Editora) e da coletânea de artigos Como Fazer Amor Com Um Negro Sem Se Cansar (Terceira Margem Editora)
Segundas da Literatura Negra – projeto realizado pela Fundação Pedro Calmon/Secult, através da Gerência do Sistema de Bibliotecas (GESB), as “Segundas da Literatura Negra” seguem em sua terceira edição, sempre às segundas-feiras do mês de novembro, desenvolvendo bate-papos descontraídos com especialistas e representantes de diversas áreas sobre temas que evidenciam as lutas e conquistas do povo negro através da literatura.

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Programação:

Dia 16 – Mostra de filmes com temáticas sobre o negro. – Sala Luiz Orlando / 15h
Dia 17 – Oficina de Afro-Estética. – 3º andar / Das 14h às 16h
Dia 18 – Mostra de filmes com temáticas sobre o negro. – Sala Luiz Orlando / 15h
Dia 19 – Desfile “Pérola Negra”. – Quadrilátero / 15h /// Oficina de Afro-Estética. – 3º andar / Das 14h às 16h
Dia 22 – Segundas da Literatura Negra com o Prof. Dr. Fernando Conceição – Auditório / 15h

Serviço:

O que: Semana da Consciência Negra
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)

Anúncios