Lirismo e recital de poesia na tarde da Biblioteca Anísio Teixeira

Fonte: Fundação Pedro Calmon

A escritora Maria Antônia Coutinho esteve nesta sexta-feira, 03, na Biblioteca Anísio Teixeira, na Ladeira de São Bento, para uma tarde de autógrafos e do relançamento do livro Laços de Família. A obra traz poemas curtos com histórias do cotidiano, relacionadas ao amor, solidão, silêncio, palavras, fotografia, dentre outros. Sendo que todos esses temas possuem um sentido poético que remetem à visão que a autora tem do mundo afetivo e familiar, como mostra trecho dessa poesia: “O mundo corre perigo e as crianças não conhecem as tocaias, as redes de animais humanamente felinos”.
Segundo Maria Antônia, falar sobre a própria produção é difícil, mas só o fato de construir o livro já explica a causa da realização da obra. “É muito difícil explicar a criação poética, mas o que move o livro é um desejo de transformar restos de memória afetiva e familiar em imagem poética”, explica Antônia. Os leitores presentes ao bate-papo estavam bastante interessados com a forma de escrita da autora, pois o que chamou a atenção das pessoas é o fato dos textos de Laços de Família serem feitos em poucas palavras. Entre o público presente estava o cordelista Antonio Barreto, que falou sobre a escrita de Antonia Coutinho. “Os poemas são carregados de lirismo com as palavras bem trabalhadas. É importante o poeta saber como trabalhar a palavra dentro do poema”. O cordelista destacou ainda que a escritora tem a capacidade de síntese, “Ela diz muito com poucas palavras”.
Para Maria Antônia, cada poeta tem seu fôlego, ritmo e a duração do tempo poético. “Eu acredito muito na força do texto condensado, o critico já se referiu a um certo minimalismo na minha produção poética. Eu tento ser intensa, embora minha obra não seja extensa”, poetiza a escritora.
Biblioteca – localizada desde 1948 no Centro de Salvador, a biblioteca Anísio Teixeira oferece livros e atividades literárias de segunda a sábado. No embalo das festas natalinas, a unidade preparou uma intensa programação para o mês de dezembro, aproveitando o aumento do número de pessoas pelas ruas do Centro nesta época do ano.  No dia 18/12, às 11h, os visitantes poderão desfrutar da leitura ao som do Coral Terceira Dimensão, sob regência do Maestro Gilmar Mendonça. “Estamos sempre preparando atividades que tornem sempre prazeroso a visita à biblioteca e o desfrutar dos livros”, destaca a diretora da Biblioteca Anísio Teixeira, Laura Galvão.

Anúncios