Projeto Café com Leitura movimenta Itaparica durante o mês de janeiro

Fonte: Fundação Pedro Calmon

Este ano Itaparica comemora os 70 anos do escritor João Ubaldo Ribeiro

Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação Pedro Calmon/SecultBa, através da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., realizará o Projeto Café com Leitura,  nos dias 06, 08, 15, 22, 23 e 29, a partir das 18h, na Ilha de Itaparica. O projeto visa despertar o hábito pela leitura, oferecendo vários títulos de jornais, revistas e livros ao público leitor e, também, facultando empréstimo dos livros expostos em estandes instalados na dependência externa da biblioteca, oportunizando encontros agradáveis com amigos, escritores, poetas e artistas de todos os segmentos da comunidade.
Iniciado em janeiro de 2006, a ideia é inspirada em experiência de três décadas ao atendimento e convivência com veranistas, turistas, visitantes – público flutuante do período de veraneio de dezembro a fevereiro – e a população em geral, de todas as faixas etárias, dos municípios de Itaparica, Vera Cruz e Salinas. Com base na própria infra-estrutura do município de Itaparica, cidade balneária, pensou-se oferecer um espaço agradável, confortável, acolhedor, para saborear, chá, chocolate acompanhado de sequilhos, tortas, salgados, doces e um delicioso café expresso estimulante das atividades intelectuais ao som de uma boa música das noites itaparicanas.


“Trabalhamos para ter o maior número de pessoas visitando os espaços da biblioteca, durante os meses de janeiro e fevereiro, período em que a Ilha recebe um número expressivo de visitantes. Aproveitamos para oferecer tanto para os nativos, como para os turistas e os visitantes em geral, uma programação cultural de qualidade,” destaca Dalva Tavares  diretora da biblioteca. A diretora diz também que o objetivo do evento é criar o hábito nas pessoas de visitarem a biblioteca no período de férias. “O público pode aproveitar para ler jornais, revistas, livros, além de tomar um café com os amigos e conhecer os trabalhos dos artistas locais, através das exposições, recitais, lançamentos, exibições de filmes e apresentações musicais”.
A programação deste ano traz feira de artesanato; exposição de artes visuais Um Olhar Pictórico, composta por óleo sobre tela, esculturas em pedra sabão, madeira e papel; exposição fotográfica Caboclos de Itaparica; cine vídeo A exaltação festiva da mestiçagem: Caboclos de Itaparica – Bahia; lançamento do livro A palavra como ferramenta de gestão, de Matilde Eugenia Schnitman; voz e violão com a cantora Guida Moira e Maestro Ulisses Castro; concerto composto de flauta doce, com Maria da Conceição Perrone e Selma Alban, violão, com Cristina Tourinho, e teclado, com Marineide Marinho Maciel Costa e o aniversário dos 70 anos do Imortal João Ubaldo Ribeiro, com diversas atrações.

PROGRAMAÇÃO

Feira de Artesanato – Dias 06, 07, 08, 15, 22, 23 e 29, a partir das 18h

Exposição de Artes Visuais Um Olhar Pictórico. Óleo sobre tela, esculturas em pedra sabão, madeira e papel. Artistas: Júlio Saldanha, Sérgio Saldanha, Leonice Barbosa, Conceição Barbosa, Roger Hale, Hamish, Inês Guimaux. Abertura: Dia 15 (sábado), às 19h. Período de visitação: De 17/01 a 15/02, das 8h às 17h

Exposição Fotográfica Caboclos de Itaparica. Fotógrafos: Gal Meirelles, Paulo Lima, Patrícia Carmo e Armando Correia Ribeiro. Curadoria: Justino Marinho. Abertura: Dia 06 (quinta-feira), às 17h. Período de visitação: De 07 a 31, das 8h às 17h

·          Cine Vídeo A exaltação festiva da mestiçagem: Caboclos de Itaparica – Bahia. O vídeo reconstitui a comemoração da independência de Itaparica em torno da atuação do grupo Os Guaranis, que desde 1939 se tornou o principal guardião da festa do Caboclo Tupinambá. Direção: Gabriel Teixeira, Gal Meirelles e Milton Moura. Dias 06 e 08, às 20h

Lançamento de Livro A palavra como ferramenta de gestão. Autora: Matilde Eugenia Schnitman. Dia 15, às 19h

Musical com a cantora Guida Moira e Maestro Ulisses Castro no violão. – Dia 15, às 19h30

Concerto composto de flauta doce, com Maria da Conceição Perrone e Selma Alban, violão, com Cristina Tourinho, e teclado, com Marineide Marinho Maciel Costa. – Dia 15, às 20h30

70 ANOS DO ESCRITOR JOÃO UBALDO RIBEIRO

– Dia 23/01/2011 (domingo), a partir das 19h
ATRAÇÕES:
– Exibição de DVD João Ubaldo Ribeiro 70 anos com os amigos. Produção: Carlos Rocha.
– Espetáculo de dança Beneditas, representação de trechos do livro Miséria e Grandeza do Amor de Benedita, com a Cia Afro Urbana de Dança. Coreógrafia e Figurino de Marilza Oliveira.
– Espetáculo de Teatro O Rei da Noite, baseado na crônica do livro Sempre aos Domingos do escritor João Ubaldo Ribeiro. Produção: Oficina de Artes de Itaparica. Grupo de Teatro: Oficin’Art. Direção: Omara Silvia Conceição.
– Musical com o Grupo Caboco Capiroba. Integrantes: Mário Espinheira, João Espinheira, Clara Elisa e Ramon.
– Voz e violão com o cantor, músico e compositor Valtinho Queiroz.
Mais informações:
Biblioteca Juracy Magalhães Jr – Itaparica: (71) 3631-1636

Anúncios