QUINTA POÉTICA na Casa das Rosas (SP) – Mariana Ianelli, José Inácio Vieira de Melo, Raimundo Gadelha e Cláudio Portella

Escrituras Editora e Casa das Rosas convidam para a
QUINTA POÉTICA, 31 de março de 2011, a partir das 19h (evento gratuito) com os poetas convidados:
Cláudio Portella (Fortaleza – CE), José Inácio Vieira de Melo (Dois Riachos, Alagoas, radicado em Jequié – BA), Mariana Ianelli (São Paulo – SP) e Raimundo Gadelha (Patos – PB, radicado em São Paulo), com apresentação especial de Percutindo Mundos (Música Contemporânea Caiçara de São Vicente – Litoral Santista – SP).Curador: José Geraldo Neres. Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 – São Paulo/SP Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi – Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499


Saiba mais sobre o evento e os convidados

Quinta poética -Mensalmente, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Claudio Willer, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, João Melo (Angola), José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, Roberto Bicelli, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Os poetas: Cláudio Portella é escritor, poeta e resenhista literário. Autor dos livros Bingo! (2003), Crack (2009), fodaleza.com (2009) e As Vísceras (2010). É o antologista de Melhores Poemas Patativa do Assaré (2006). Também é autor de Cego Aderaldo (2010).

José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta e jornalista. Publicou os livros Códigos do silêncio (2000), Decifração de abismos (2002), A terceira romaria (2005), A infância do Centauro (2007) e Roseiral (2010). Organizou Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004) e a agenda Brasil Retratos Poéticos do Brasil 2010 (2009). Publicou também o livrete Luzeiro (2003) e o CD de poemas A casa dos meus quarenta anos (2008). Participa das antologias Pórtico Antologia Poética I(2003), Sete Cantares de Amigos (2003), Voix croisées: Brésil-France (2006) e Roteiro da poesia brasileira – Anos 2000 (2009). Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia (2005) e a Praça de Cordel e Poesia, na 9ª Bienal do Livro da Bahia (2009). Foi coeditor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008. Edita o blogCavaleiro de Fogo (www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com).

Mariana Ianelli é autora de Passagens (2003), Fazer silêncio (2005), Almádena (2007) e Treva alvorada (2010), entre outros livros, todos publicados pela editora Iluminuras. Mestre em Literatura e Crítica Literária, colabora como resenhista para os jornais O Globo – Prosa&Verso (RJ) e Rascunho (PR). Escreve crônicas todos os sábados para o site Vida Breve. Tem participações em várias antologias e revistas literárias. Em 2008 venceu o Prêmio Fundação Bunge de Literatura (antigo Moinho Santista), na categoria Juventude. Site oficial: http://www.uol.com.br/marianaianelli

Raimundo Gadelha é poeta e fotógrafo, formado em Publicidade e em Jornalismo pela Universidade Federal da Pará, com especialização na Universidade de Sophia, em Tóquio, Japão, onde residiu por três anos, depois de ter estudado em Nova York. Sua obra percorre o romance, o conto e a poesia, tendo 15 livros publicados, entre eles Vida útil do tempo (poesia, 2004) e Em algum lugar do horizonte (romance, 2000), editado na Grécia e no México. Atuou durante três anos como editor da Alian&cc edil;a Cultural Brasil-Japão e, em 1994, fundou a Escrituras Editora (www.escrituras.com.br), que comanda até hoje. Em 2007, assumiu a direção da editora e livraria virtual Arte Paubrasil (www.artepaubrasil.com.br) e em 2009 adquiriu os selos A Girafa e Girafinha, dando continuidade às suas publicações.

Participação especial de Percutindo Mundos – O grupo experimental de “música contemporânea caiçara” tem sua criação voltada a ressignificação de identidades culturais, unindo o ancestral caiçara ao contemporâneo através da literatura, filosofia, dança e artes visuais. Suas paisagens sonoras remetem à influência das culturas indígena brasileira, portuguesa e africana misturadas à urbanidade e ao cosmopolitismo. Sua música é caracterizada pela harmonia dos timbres, o minimalismo, a aleatoriedade e a melodia percussiva. Márcio Barreto (composição, voz, rabeca, clarinete, flauta, acordeão, violão, escaleta e percussão), Célia Faustino (voz, percussão, dança), Jean Ferreira (percussão, dança), Fernanda Carvalho (percussão, dança) – Márcio Barreto lança o livro “O Novo em Folha”.

Curador da Quinta Poética:
José Geraldo Neres nasceu em Garça, SP, em 1966. Poeta, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual) e produtor cultural. Publicou o livro de poesia Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009) realizado por meio do programa “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008; e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007). É cofundador do Palavreiros. Integrante do Conselho Gestor & Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas (Programa Cultu ra Viva, do MinC). Gestor Cultural e Curador da Sala Permanente de Vídeo/Doc da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008). Jurado da etapa inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2009). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3a edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção – 2010).
Blog: http://neres-outrossilencios.blogspot.com

Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 – Vila Mariana
04012-100 – São Paulo – SP – Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)
Site: http://www.escrituras.com.br
Blog: http://escrituraseditora.blogspot.com/
Youtube: http://www.youtube.com/user/EscriturasEditora
Twitter: http://www.twitter.com/escriturasedit
Escrituras Editora no http://www.facebook.com

Anúncios