Poeta residente em Salvador lança livro na cidade

O lançamento acontece no dia 28 de abril de 2011, a partir das 19h na Livraria Cultura (Salvador Shopping). O autor estará presente para sessão de autógrafos.

Foto:Paulo Sousa

Informações da Assessoria do escritor

 

No dia 28 de abril próximo, W. D. Cavalcanti lança livro de poemas, “Adiantamento da Legítima”, na Livraria Cultura de Salvador. Escrita de suas vivências impregnada de arguta observação do mundo e do outro, o livro se compõe de poemas inéditos e de alguns já publicados em jornais, revistas literárias e antologias pelo Brasil. Primeira publicação assinada pelo autor, não se trata, no entanto, de um marinheiro de primeira viagem, mas das muitas viagens de um marinheiro.

Publicado pela editora Una, o livro é composto por 98 poemas em 144 páginas. Seu meticuloso manejo das palavras oferece um instigante panorama de referências literárias e mesmo geográficas ao leitor, passeando muitas vezes entre o autobiográfico e o confessional, sem desviar o olhar sensível de tudo que lhe é circunstante.

 

A apresentação é assinada por Humberto Haydt, um dos nomes mais expressivos da Psicanálise, e as orelhas por Italo Moriconi, poeta e professor de literatura comparada e brasileira na UERJ, e por Marize Castro, poetisa. O livro é uma extensão da obra de Cavalcanti no âmbito das artes visuais, onde já trabalhou com os mesmos temas desde o início dos anos 1990.

 

Nascido em Natal, mas há dez anos residente em Salvador após viver por terras cariocas e brasilienses, seus poemas apresentam um percurso das suas andanças pelo Brasil e fora dele, bem como pelos territórios imaginários do desejo. Ao fazer uma relação com sua obra no âmbito das artes visuais, W. D. Cavalcanti afirma: “Minhas exposições podem ser lidas como livros e meus poemas podem ser vistos como exposições, ou melhor, como minha hiperexposição – eu hiperexposto.

Foto: Paulo Sousa

 

 

“Como artista, valorizo a visão, mas não a tenho como hegemônica, expando minha fome de conhecimento e meu fazer para campos distintos e afins, como a psicanálise, a filosofia, a literatura, e faço convergir minhas inquietações e interrogações desses territórios para a instância da elaboração visual, buscando resolvê-las formalmente, como tentativa de obter respostas e levantar questionamentos.”

“A Poesia que escrevo é tão visceralmente o que sou que, não raro, ela diz de mim o que sequer suponho: ela diz do outro que me habita e me faz.”

 

Contatos para entrevistas:

 

Wellington Dantas (autor): (71) 9987-0088 – w.d.cavalcanti@hotmail.com

Ana Camila (assessora): (71) 9148-4281 – kamtelle@gmail.com

 


 

Um pensamento sobre “Poeta residente em Salvador lança livro na cidade

Os comentários estão desativados.