Fundação Casa de Jorge Amado promove palestra com o estudioso português Manuel Cabral sobre Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado realiza, na próxima quarta-feira, 19/10, às 18h30, uma palestra com o estudioso português Manuel de Novaes Cabral. A palestra faz parte do Tributo Cultural à Lusofonia, que objetiva difundir a arte, a cultura e o turismo dos países de língua portuguesa. Ao final da palestra, os convidados poderão assistir a um pequeno documentário e a uma apresentação de voz e violão, também em homenagem às relações culturais Brasil-Portugal.

Comendador das Ordens da Honra, da Grécia (2002) e do Mérito Real, da Noruega (2008), Cabral tem uma relação muito próxima com Jorge Amado. Além de ter estudado a vida e obra do autor baiano, Cabral é sobrinho-bisneto do Padre Luiz Gonzaga Cabral professor que Jorge afirmava ter tido uma influência determinante na sua carreira como escritor . Segundo Jorge, o padre teria sido responsável por lhe dar “o gosto da leitura”. Para saber mais sobre esta relação entre Jorge e seu professor, assista ao vídeo .

Neste ano, várias atividades do Tributo Cultural à Lusofonia ocorreram em Salvador, com convidados do país ibérico. Já em 2012, os eventos serão na cidade de Porto (Portugal), com participação de baianos.

 

Data: 19/10/2012 (quarta-feira)

Onde: Fundação Casa de Jorge Amado

Horário: 18h30

Palestrante: Manuel de Novaes Cabral

 

Anúncios