União Brasileira de Escritores distribui livros gratuitos no Natal

A ação tem a finalidade de divulgar a literatura da Bahia e formar novos leitores

Nesta sexta-feira, dia 23 de dezembro, faltando apenas dois dias para o Natal, a União Brasileira de Escritores (UBE) – núcleo Bahia e o projeto Fala Escritor, promovem campanha de incentivo à leitura, intitulada “Presente para Viagem”, através de doação de livros gratuitamente, que serão distribuídos em três pontos estratégicos de Salvador: Aeroporto, Rodoviária e Terminal Marítimo de São Joaquim. “O objetivo de escolher estes locais, visa aproveitar o momento em que as pessoas estarão com um tempo ocioso enquanto viajam, e lhe oferecer a oportunidade de ter um contato pessoal com o livro e a leitura”, afirma o jornalista Carlos Souza, coordenador da UBE e mentor da ideia.

A princípio serão distribuídos cerca de 300 livros, de diversos gêneros literários – contos, crônicas, poesia, romance, infantil… Sendo na sua maioria de autores baianos, entre eles estão: Homem Nu Vestido de Afeto, de Deomídio Macêdo; A Centaura e a Esfinge, de Jorge Carrano; Revolução Pessoal, de Carlos Souza, entre outros. Os livros para a campanha foram doados pelos próprios escritores da UBE e do Fala Escritor, além de instituições parceiras, como a Editora Ómnira; a Cogito Editora; o Instituto Amantes do Conhecimento, e a Diretoria do Livro e da Leitura da FPC.

“A finalidade da campanha é estimular o hábito da leitura, em um público que talvez não tenha o costume de receber e nem de oferecer livros de presente, além do mais, é uma chance de divulgar a literatura baiana, através de uma amostra grátis”, justifica Carlos Souza, acrescentado que “o é alvo é a formação de novos leitores”.

A psicóloga e escritora Morgana Gazel, que participará de um seminário realizado pela UBE, em abril de 2012, cujo título será: “O Poder de Transformação da Literatura”, apoia à ideia de presentear as pessoas com livros, por entender que o uso da literatura serve como instrumento de mutação interior. “Ler romances que encenam a real vivência humana, ainda que inserida em histórias fictícias ou mesmo fantásticas, produz efeitos benéficos em nossas mentes. Leia-os. E, se lhe causarem forte emoção, leia-os até a emoção se extinguir. Você estará curando algo dentro de si.”

Para o escritor e editor Roberto Leal, que participa da campanha com a doação de 50 livros da Editora Òmnira, a questão de se presentear com livros é gratificante do ponto de vista do incentivo a leitura. “A distribuição gratuita de livros ao público interessado, de certa forma quer dizer a mesma coisa: leia. É preciso dizer ao povo que ler ainda é o melhor exercício para o corpo, para a mente e para a vida”, diz o escritor.

O escritor Valdeck Almeida de Jesus, que doou 40 livros para a distribuição, inclusive a sua principal obra, “Memórias do Inferno Brasileiro”, diz que se engajou nesta campanha de doação de livros em pleno Natal, porque acredita na ação da literatura como mediadora entre o sonho e a fantasia. “Viajar na leitura de um livro pode beneficiar e salvar muita gente. Doar um presente é se doar junto e doar um livro é entregar a chave da felicidade para o outro”, acredita o escritor.

Serviço:

O que: Campanha de incentivo à leitura, com distribuição de livros – Presente para Viagem
Onde: Aeroporto, Rodoviária e Terminal Marítimo de São Joaquim – Salvador Bahia
Quando: Dia 23 de dezembro (sexta-feira), a partir das 10h.
Distribuição: Gratuita
Informações: (71) 8122-7231

Anúncios